A Terapia
O trabalho psicoterápico é um encontro de duas pessoas que partilham do mesmo objetivo, a resolução de situações e conflitos pessoais dolorosos, momentâneos ou não.
Devido às exigências deste trabalho ambas as pessoas, terapeuta e paciente, devem possuir e desenvolver habilidades durante esse processo. É um momento de proximidade e exposição de fragilidades que necessita de um ambiente reservado e acolhedor.
Nesse encontro ambos farão um esforço para serem claros, verdadeiros e o mais pessoais e íntimos dentro da capacidade de cada um.
O resultado esperado é o desenvolvimento de novas perspectivas e capacidades para que as mesmas situações anteriores possam ser vividas de modo diferente. A meta é criar uma nova consciência acerca de si mesmo tendo claro as suas capacidades e as suas limitações, a cada momento.
O Terapeuta
Após tantos anos de prática médica atuando como psicoterapeuta, seja com pessoas ou com grupos, continuo me surpreendendo com a singularidade e com as capacidades não desenvolvidas que possuímos.
O curso de Medicina, as especializações, os cursos, os grupos de estudo, a terapia pessoal, todos foram momentos especiais de crescimento e contato com um universo vasto. Não me canso de agradecer aos meus mestres por terem me proporcionado generosamente acesso à possibilidades que eu desconhecia.
Do mesmo modo, tenho muita gratidão pelas pessoas que confiam à mim os seus sentimentos e fragmentos de vida, me enriquecendo e tornando as nossas vidas mais significativas.