Buscar

ENTENDIMENTO E AÇÃO

Por muito tempo acreditou-se que a compreensão de situações emocionais seria o suficiente para promover um ganho terapêutico. Foi a valorização do entendimento, da percepção do que está ocorrendo.


Para ocorrer um crescimento necessitamos nos comprometer e assumir responsabilidade pelos fatos da nossa vida e para isso precisamos agir. Mudança é o resultado da ação. O conhecimento é necessário, mas é apenas uma etapa do processo de transformação.

Ação envolve interagir com o mundo físico e interpessoal ao nosso redor.

Uma simples exortação de responsabilidade pode ser o suficiente para gerar ação em alguns casos: “Você é o artífice, o mentor da sua vida, que é resultado das suas escolhas e dos seus atos”.


Porém, na maior parte das vezes, isso não é o suficiente. O processo de passar da compreensão para a ação pode ser lento e gerar muita frustração.


O grande objetivo da psicoterapia é gerar liberdade para fazer escolhas. Para fazer escolhas é preciso um contato verdadeiro com a vontade, que é o ato de afirmar e negar coisas em geral, e com o desejo, que pressupõe termos uma necessidade clara mais específica dentro de nós.


O caminho que transita pela liberdade, pela vontade e pelo desejo costuma ser tortuoso e não previsível. Isso, muitas vezes, gera uma simplificação dos nossos atos, abdicando da nossa liberdade.

Posts recentes

Ver tudo

A RAZÃO E A EMOÇÃO

Acreditamos que para tomarmos decisões acertadas devemos lidar racionalmente com os fatos, tentando ser menos emocionais. Em outras palavras, não confiamos às nossas emoções as decisões mais important

DESAFIOS NA ERA DIGITAL

Nesses tempos de telefones celulares “inteligentes”, aplicativos, mensagens instantâneas, redes sociais e "games", precisamos estar atentos às implicações dessas mudanças nas nossas vidas emocionais.

CONSCIÊNCIA E CULTURA

A consciência é a faculdade humana que nos habilita observar, criticar e reagir quando reconhecemos algo oposto à nossa ética. A cultura é a voz interiorizada das normas do grupo onde vivemos e o cana

  • Facebook Celso Traub
  • Instagram - Celso Traub

© 2018 por Matheus Ganzo